sexta-feira, novembro 18, 2016

Steampunk: Origem, Influências e Estilo.


Olá pessoas da internet, prontos pra mais uma postagem? haha. O assunto de hoje eu tenho certeza que vai agradar muita gente, e se você não faz ideia do que eu estou falando é só continuar lendo.

Steampunk nada mais é do que um subgenênero da ficção científica, ele caiu nas graças do grande público no final dos anos 80, inicio dos 90. O movimento foi tão representativo que rapidinho ele saiu da literatura e foi migrando pras outras artes, hoje o termo Steampunk pode se referir tanto a literatura, quanto ao gênero no cinema e até uma maneira de se vestir, entre outros.

Traduzindo para o português do Brasil, o termo Steampunk, seria algo como "tecnologia a vapor ou Tecnavapor" isso porque na grande maioria das histórias do gênero, a tecnologia que usa o vapor é bem mais desenvolvida do que as outras (eletrica, por exemplo), uma outra característica do estilo é o período histórico, não é regra, porém a grande maioria das histórias se passa na Era Vitoriana, período britânico do governo da Rainha Vitória (1837-1901), quando o vapor era o principal meio de produção. Nessas histórias que se passam no passado, as grandes invenções modernas, como motores, rádios, aviões entre outros, já existem porém com conceitos diferentes e usando matérias primas disponíveis da época.

Julio Verne, em minha opinião o maior autor do genero, é responsável por obras bastante lidas até hoje, como “20.000 Léguas Submarinas”, “Volta ao Mundo em 80 Dias” e “Viagem ao Centro da Terra”. Nelas, tecnologias avançadas demais para a época, como submarinos e potentes escavadeiras, levavam o ser humano a locais extraordinários, como o fundo do mar e o núcleo do planeta.Na literatura (e quadrinhos):



Nos cinemas: 




Estilo: a moda Steampunk tem como base a indumentária vitoriana, porém com o toque de tecnologia e aparatos em metal e couro.


E a vontade de se vestir assim todo dia? :D

O que acharam pessoal? Já conheciam esse estilo literário? Qual sua obra ou filme favorito?
Escreve aqui nos cometários! Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário