terça-feira, janeiro 03, 2017

Conheça o artista: Toulouse-Lautrec

Olá pessoas, na primeira postagem do ano decidi começar falando sobre um assunto que eu amo demais: Arte. Pretendo fazer essas postagens regularmente aqui no blog, sei que não é o tipo de assunto que "blogueiras" geralmente abordam, mas eu quero falar de tudo que me interessa aqui no blog, e história da arte com certeza é um desses assuntos. 

La Toilette, 1889


Decidi começar falando sobre um artista que é um dos meus favoritos, Toulouse-Lautrec ou Henri-Marie-Raymonde de Toulouse-Lautrec-Monfa foi um artista plástico francês de grande importância do período pós-impressionista. Ele nasceu na cidade francesa de Albi em 24 de novembro de 1864 e faleceu, aos 36 anos de idade, em 9 de setembro de 1901, infelizmente uma vida muito curta pra alguém com tanto talento. Como vocês vão notar pelas fotos, Toulouse era deficiente físico, aos 14 anos ele sofreu um acidente e quebrou o fêmur direito e esquerdo, ele ainda sofria  de uma doença óssea congênita que atrofiou suas pernas e ele se tornou praticamente um anão, com dificuldades locomotivas.

Salon at the Rue des Moulins, 1894


Desde então passou a se dedicar quase que completamente ao estudo das artes. Após estudar com um importante pintor francês da época (Léon Joseph Florentin Bonnat.) Abriu seu próprio ateliê em Paris, em 1886. Na capital francesa levou uma vida boemia, exagerava no consumo de bebidas alcoólicas e nos diversos relacionamentos com mulheres. E foi justamente esse estilo de vida, que se tornou a temática de seu trabalho. O artista por várias vezes retratou o famoso bordel parisiense "Moulin Rouge" e suas prostitutas e bailarinas, além da vida boemia do bairro de Montmartre em geral.


No Moulin Rouge: Dança – Valentin, o Desossado, Ensaia as Novas Candidatas, 1890.


A obra de Toulouse é única e icônica, assim como acontece com Van Gogh e Gauguin, ele é colocado no hall dos "pós-impressionistas"porém esses artistas tem características muito pessoais.  

Sim! Toulouse e Van Gogh se conheciam. Dá pra imaginar o quão incrível deveria ser o encontro desse gênios?

Já no fim de sua vida,  Toulouse-Lautrec dedicou-se à litografia. Entre as mais de 300 que produziu, destaca-se a série "Elles", retratando a vida nos bordéis. Toulouse-Lautrec revolucionou o design gráfico dos cartazes publicitários, ajudando a definir o estilo que seria posteriormente conhecido como Art Nouveau. Toulouse faleceu aos 36 anos no castelo de Malromé em Gironde.

Jane Avril em Paris”, 1892,  litografia, 123 x 141 c







Lautrec pintando o retrato de Berta em Père Foret,  Montmartre, Paris.
Toulouse  em seu ateliê.










Espero que tenham gostado da postagem, um beijo.

"A feiúra, onde quer que esteja, tem sempre um lado belo;
é fascinante descobrir beleza onde ninguém a consegue
ver". (Toulose-Lautrec)

Nenhum comentário:

Postar um comentário